fbpx

Saiba como identificar uma pirâmide financeira e não cair no golpe

Proposta de rendimentos acima do normal e bonificação por indicação de pessoas é um forte indício de pirâmide financeira, fuja dessas facilidades, pois você poderá perder tempo e dinheiro com isso. Mas é importante distinguir pirâmide financeira de marketing multinível, uma vez que financeiras não vendem produtos e sim investimentos. Sempre que tiver relacionado a investimentos, desconfie de pirâmide financeira.

Os golpistas chegam a prometer rendimentos de até 10% ao mês, com bonificações extras para cada um amigo indicado para entrar no esquema. O que cria dúvidas é a origem do dinheiro e o fato de os investimentos serem oferecidos sem consulta aos serviços de proteção ao crédito, que são órgãos fiscalizadores desse tipo de operação.

Pelo simples fato de não haver nenhuma regulamentação, essas pirâmides acabam falindo e o dinheiro investido não tem nenhuma garantia, ocasionando assim prejuízos a todos os envolvidos e muitas vezes esses golpes acabam desestabilizando as pessoas que fazem sacrifícios para investir o seu dinheiro nesse negócio mirabolante. É necessário tomar muito cuidado com essas promessas de grandes rendimentos com pouco investimento.

Como Identificar pirâmides financeiras?

É muito fácil identificar uma pirâmide financeira, pois sua principal característica é um retorno altíssimo em pouco tempo de investimento. Todo e qualquer investimento com juros acima da Selic que hoje está em 6,5% ao ano é um indicativo de pirâmide financeira. Outra característica típica de pirâmide é a indicação de afiliados para conhecer o esquema, onde os golpistas oferecem comissão para cada pessoa indicada.

É importante ficar atento com ofertas de produtos ou serviços financeiros dos quais você desconhece, pesquise e opte sempre por instituições financeiras autorizadas como bancos e que seja de preferência registradas em órgãos fiscalizadores.

Leave a Reply